Ganhadores do Prêmio Nobel

Categoria: FÍSICA
A Física foi a primeira categoria de premiação mencionada por Alfred Nobel em seu testamento, redigido em 1895.
No final do século XIX, muitos consideravam essa área do conhecimento como a principal entre as ciências - e é possível que o próprio Alfred também a visse dessa forma. Suas pesquisas, afinal, mantinham uma forte ligação com ela.
O Prêmio Nobel de Física é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências, sediada em Estocolmo. A instituição nomeia um grupo de trabalho, o Comitê Nobel de Física, que envia formulários confidenciais a pessoas que considera competentes e qualificadas para indicar candidatos.
O Comitê analisa as indicações recebidas e elabora uma proposta com os nomes dos candidatos finais. Essa lista é então discutida por um órgão maior, a Classe de Física da Academia, que pode sugerir alterações ou mesmo apresentar uma nova relação de indicados.
Na reunião final da Academia, nomes adicionais ainda podem ser colocados em votação. Também existe a possibilidade de se decidir pela não concessão do prêmio naquele ano, embora isso ocorra raramente. No caso da Física, não houve premiações nos anos de 1916, 1931, 1934, 1940, 1941 e 1942.
Após as votações finais, o(s) ganhador(es) do Prêmio Nobel de Física é(são) anunciado(s) no dia 6 de outubro de cada ano, e a cerimônia de entrega do prêmio ocorre sempre em 7 de dezembro.
Nobéis de Física em números
Número de prêmios = 118
Número de laureados = 227
Concedidos a um ganhador = 47
Divididos por dois = 33
Divididos por três = 38
(dados do período 1901-2024)
Todos os laureados 


A Física na Inteligência Artificial
Esquerda: John J. Hopfield. Crédito: Arthur Petron, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.
Direita: Geoffrey Hinton. Crédito: Ramsey Cardy / Collision via Sportsfile, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.
Prêmios anteriores 
Última revisão e atualização: 21/04/2025.
Edição:

Referência: nobelprize.org/prizes/physics.